Resenhas

Se Eu Ficar


Título original: If I Stay
Escrito por: Gayle Forman
Ano: 2009
Avaliação:
O livro conta a história de Mia, uma adolescente apaixonada por música, principalmente a clássica. Seus pais são bastante influenciados pelo rock, assim como seu namorado, Adam, o que a faz sentir-se um tanto deslocada.
Logo no início da obra, sua família decide visitar alguns amigos devido ao recesso inesperado depois de uma pequena tempestade de neve. Porém a curta viagem é interrompida por um grave acidente sofrido por eles na estrada. Mia acorda, e de início não tem certeza sobre o que está acontecendo ou onde está. Ela tem suas perguntas esclarecidas quando se depara com paramédicos e destroços a sua volta.
A garota vê que entrou em coma quando avista seu corpo perto do carro destruído e percebeu não o estar habitando no momento. No hospital é onde tem respostas sobre o estado de seus pais e de seu irmão caçula, Teddy.
A narrativa baseia-se na alternância de momentos entre o que está acontecendo no hospital, enquanto o “fantasma” de Mia vaga pelo lugar para encontrar sua família, e algumas memórias importantes para a garota.
O título da obra descreve a dúvida que ela possui durante quase todo o livro. Ela não sabe se acorda ou não, pois também descobre que isso é uma decisão dela. O final do livro gerou um certo questionamento, pois nós duas concordamos que a última frase deixou o desfecho em aberto, assim como a dúvida.
O livro é muito bom, mas não achamos que tenha sido extraordinário. Não faz parte do seleto grupo literário que se torna memorável. Ainda assim, o grau de “amabilidade” é algo subjetivo, e talvez ele agrade muito mais você do que a gente.
A leitura é simples e fácil, com uma linguagem e um desenrolar bastante agradáveis e fluentes. Como dito anteriormente, não fomos enfeitiçadas pela história, portanto o livro não nos prendeu em sua totalidade, e a história não foi o suficiente para nos apegarmos a algum personagem.
Recomendamos a leitura àqueles que gostam de livros que reflitam a vida e o que está além dela, assim como uma boa dose de drama e algumas pinceladas de romance.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário